Katheryn Elizabeth Hudson nasceu no dia 25 de outubro de 1984 em Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos da América.
Como todos sabem, Katy Perry, é uma cantora internacional, que ficou famosa após o single I Kissed a Girl, e sim, ela beijou uma menina.
É a segunda filha do casal de pastores Keith e Mary Hudson. Quando criança, Katy ouvia apenas músicas evangélicas e era proibida de ouvir as de outros géneros, pois seus pais consideravam-nas “músicas seculares”. Desde sua infância já cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares, momento em que seus talentos musicais foram descobertos; consequentemente, Katy passou a cantar no coro musical de sua igreja. Durante sua infância, participava de escolas dominicais, acampamentos religiosos e chegou a fazer aulas de dança em Santa Bárbara. Ela e sua irmã praticavam canto através de fitas cassetes, que eram frequentemente furtadas por Katy para treinar sozinha. Aos dezesseis anos, matriculou-se na Academia de Música do Oeste em Santa Bárbara, onde aprendeu ópera italiana por um pouco tempo.
Durante o período de adolescência, Katy começou a ouvir algumas músicas não-religiosas como as do Queen, The Beach Boys, Heart, Joni Mitchell, Paul Simon, Cyndi Lauper e Alanis Morissette, o que de fato influenciou, mais tarde, no género musical de sua carreira. Aos seus quinze anos de idade, deslocou-se de Santa Barbara para Nashville, onde trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country e gravou algumas demos. Ela assinou com a Red Hill Records e lançou seu primeiro álbum musical em 2001, conhecido como Katy Hudson de género gospel. A cantora mudou seu nome artístico de “Katy Hudson” para “Katy Perry” pois seu primeiro nome artístico é muito parecido com a da atriz Kate Hudson e além disto, o nome ‘Perry’ era o sobrenome de solteiro de sua mãe. Em 2003, assinou contrato com a Columbia Records e participou do álbum The Matrix como vocalista.
Nessa época, a cantora começou a chamar a atenção dos grandes produtores e executivos da indústria musical com alguns hits como “Broken”. Como a Columbia não chegou a lançar o álbum, a banda tinha recuperado os direitos sobre o disco, tendo como objetivo, lançá-lo através da Let’s Hear It Records, mas mesmo assim não conseguiram.
Em 2007 assinou contrato com a Capitol Records e iniciou-se o período de sucesso da cantora. Lançado em 20 de novembro do mesmo ano, o EP Ur So Gay foi a primeira edição. A canção foi elogiada por Madonna, “É a minha música favorita” diz em uma entrevista. O EP visava introduzir a cantora na indústria musical, que acabou transformando-a em uma celebridade. Além deste objetivo, o EP foi um meio que Perry usou para vingar-se de um ex-namorado que havia magoado-a. Após Ur So Gay foi gravado o álbum One of the Boys. Sua carreira disparou extremamente com o lançamento do single polêmico e famoso I Kissed a Girl em 6 de maio de 2008, que desencadeou uma série de controversos comentários sobre a orientação sexual da cantora, que não manifestou-se contra ou à favor. O single foi composto pela própria Perry.
I Kissed a Girl chegou a ficar sete semanas em primeiro no Hot 100 da Billboard e está até hoje nas paradas européias e canadenses. Hot N Cold é o segundo single do álbum, lançado em 9 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e Canadá, e em 10 de setembro de 2008 na Austrália. A música começou 2009 na primeira posição na loja virtual iTunes e a terceira posição na Billboard, alcançando a marca de mais de 6 milhões de unidades no mundo inteiro. O terceiro single do seu álbum foi Thinking of You, lançado originalmente nos Estados Unidos em janeiro de 2009. Foi o primeiro single de One of the Boys composto exclusivamente por Perry, que assim como os outros dois singles e seu Ep, fez sucesso internacionalmente.