domingo, 24 de julho de 2011

Biografia Exclusiva: Alanis Morissette

Alanis Morissette nasceu em Ottawa, Canadá. É filha de Georgia Mary Ann Feuerstein, uma professora húngara, e Alan Richard Morissette, um diretor de escola franco-canadense. 
Alanis tem um irmão gêmeo, Wade Imre Morissette e um irmão mais velho, Chad Morissette. Com seis anos ela começou a tocar piano, fazer ballet e escrever diários, começando a se expressar através da música. 


Durante seus anos no ensino médio, ela estudou nos colégios Immaculata High School e Glebe Collegiate Institute em Ottawa.
A família Morissette era amiga de longa data da dupla "Lindsay and Jacqui", que voltando de uma turnê, recebeu em sua caixa de correio uma fita cassete gravada pela própria Alanis. 
A fita continha um chat dela com a dupla, sobre sua música favorita na época, Living in a Material World, da Madonna, e a gravação de Alanis cantando-a. Logo depois, uma frase de Alanis: Essa também é minha música favorita! E eu escrevi! 
Seguida da gravação de Fate Stay With Me(ainda sem nome na fita) composta por ela com apenas 9 anos, sendo assim, sua primeira música. Lindsay se lembra de chamar a colega e dizer: Hey, tem um talento aqui! Ele se lembra que a música não tinha nem estrutura, mas que Alanis tinha tudo o que precisava para ser uma estrela. 
Ele passou a recrutar Alanis como sua colega de trabalho, ensinando-a a compor músicas. Quando os pais de Alanis estavam fora, eles foram até seu estúdio, que ficava na própria casa de verão da dupla, e com a "cama" da música já feita por ele, Alanis gravou os vocais. 


O objetivo era ser uma surpresa para a família Morissette, e Georgia mal conseguiu segurar as lágrimas quando ouviu pela primeira vez. Mas como o estúdio de Lindsay era pequeno, em 1985 Alanis e ele foram para Toronto, gravar num estúdio maior, e com mais qualidade. Assim, eles tinham várias músicas gravadas, e foram lançadas como Single "Fate Stay With Me", e no Lado-B do vinil, "Find The Right Man", escrita por ela aos 10 anos.
Outra pessoa importante na carreira de Alanis foi o produtor Stephen Klovan, que a encaminhou para competições de canto, e juntou-a com Leslie Howe, compositor pop de Ottawa e técnico de gravação. Durante 1986, ela participou regularmente de um programa de TV na Nickelodeon, You Can't Do That on Television. 
Em 1987, Alanis competiu pela primeira vez no Rising Star Talent Competition, uma competição amadora em Toronto no Canadian National Exhibition. Nesta mesma época Alanis fazia a abertura de campeonatos esportivos cantando Oh Canada, o hino nacional do Canadá. Em uma audição em Nova York, Alanis fez parte do Star Search, uma competição popular nos Estados Unidos na qual ela usou o nome de Alanis Nadine, seu primeiro sobrenome. 


Em 1988, no Canadá, Alanis assinou um contrato com a MCA Records que a ajudou a pagar seu contrato com uma das gravadoras independentes.  O contrato com a MCA foi de dois discos, os quais Alanis lançou em 1991 Alanis e em 1992 Now Is The Time. 
Terminado o contrato, Alanis viajava para Los Angeles e Nashville conhecendo o maior número de produtores e músicos possível. Em 1994, se mudou para Los Angeles e conheceu Glen Ballard, produtor do seu primeiro disco internacional, Jagged Little Pill.
Alanis vive em Los Angeles desde 1994. Em 2005 Alanis se naturalizou norte-americana adquirindo cidadania americana. Alanis se autodenomina 'canadense-americana'.
Em 22 de Maio de 2010 casou-se com o músico MC Souleye.
Em 25 de Dezembro de 2010 nasceu o primeiro filho do casal, chamado Ever Imre Morissette-Treadway


Em 1986, Alanis fez seu primeiro papel como atriz: dezoito episódios de um programa de televisão infantil chamado You Can't Do That on Television, no ar pelo canal Nickelodeon. Ela apareceu no palco com a Orpheus Musical Theatre Society em 1985 e 1988.
Em 1993, ela apareceu no filme Just One of the Girls como Corey Haim, a qual ela descreveu como "horrível".
Em 1999, Alanis atuou novamente, pela primeira vez desde 1993, interpretando Deus no filme de Kevin Smith, Dogma, numa atuação curta e muda e ainda contribuiu com a trilha sonora do filme com a música Still. Ela teve que recusar o papel feminino principal, e na época em que sua agenda permitiu que gravasse, seu papel não envolveu muito diálogo e rendeu uma pequena aparição no final do filme. No mesmo ano ela também apareceu na comédia da HBO Sex and the City e Curb Your Enthusiasm, e participou da peça Monólogos da Vagina.


No final de 2003, Alanis apareceu na peça The Exonerated como Sunny Jacobs. Em abril de 2006, a MTV anunciou que Alanis faria a reprise da peça em Londres de 23 a 28 de Maio.
Em Julho de 2004 ela atuou no filme autobiográfico de Cole Porter, De-Lovely, no qual ela cantou a música "Let's Do It (Let's Fall in Love)" e teve um breve papel como dançarina.
Em 2006, ela foi convidada para um episódio de Lifetime's Lovespring International como uma mendiga chamada Lucinda. E também foi convidada a participar de três episódios de Nip/Tuck, fazendo o papel de uma homossexual chamada Poppy, namorada da personagem Liz que foi interpretada por Roma Maffia.
No site oficial de Alanis, foi anunciado que ela estará numa adaptação da novela de Philip K. Dick's, Radio Free Albemuth. Alanis interpreta Sylvia, uma mulher que se recuperou de um linfoma.
Em Maio de 2009, Alanis entrou para o elenco de sete episódios do seriado Weeds, interpretando a Drª. Audra Kitson, uma obstetra que trata a personagem principal Nancy Botwin.

 
Recentemente foi divulgado em seu site o trailer do filme "My Mother´s Red Hat" (O chapéu vermelho de minha mãe), onde Alanis atua junto Alicia Silverstone.
Em Janeiro de 2010 Alanis pariticipou da peça de teatro An Oak Tree, em Los Angeles, atuando como ela mesma. Em abril, ela foi confirmada na sexta temporada de Weeds, atualmente em gravação, continuando seu papel como a Dra. Audra Kitson.
Alanis lançou sua primeira música quando tinha treze anos, em 1987. A música ("Fate Stay With Me") pertencia a um vinil de dois lados: A- "Fate Stay With Me", e B- "Find The Right Man", que foi produzida por ela e Lindsay Morgan, que a "descobriu". Os dois depois de receberem vários "nãos" tentando achar uma gravadora para Alanis, criaram o próprio selo: "LAMOR". 

 
O "L" era de Lindsay, e o "A" de Alanis. "MOR" é o início de Morissette e Morgan, e o nome também soava como a palavra amor em francês: L'amour. 
 A música fez algum sucesso. Em alguns casos obtinham resultados bons, em outros, excelentes, depois de mandar para várias rádios canadenses, mas nunca obteve os números de que eles precisavam.
Aos treze anos, Alanis foi apresentada a Leslie Howe por Stephan Klovan, e eles começaram a escrever músicas juntos. Alanis assinou um contrato com a gravadora MCA Records, que lançou seu primeiro álbum, Alanis, apenas no Canadá, em 1991. Este disco, no estilo dance-pop, ganhou um disco de platina no Canadá
Em 1992, foi lançado seu segundo álbum, Now Is the Time, um disco de baladas com menos batidas pop e com letras mais trabalhadas.

videos mais populares de Alanis Morissette:

Nenhum comentário:

Postar um comentário