terça-feira, 5 de julho de 2011

Biografia Exclusiva: Guns N' Roses - Parte I


A história do Guns N' Roses começa no ano de 1985 quando o vocalista Axl Rose funde as bandas de qual participava para montar uma nova banda com seu amigo de infância Izzy Stradlin. A banda formada pela dupla se chamava Rose, que logo é renomeada para Hollywood Rose. Contava com Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra ritmica), Markws Gosbon (guitarra solo), Rick Holland (baixo) e Johnny Kreiss (bateria). A banda consegue alguns destaques nos suburbios de Los Angeles, com várias composições proprias como "My Way, Your Way" (Anything goes), "Wreckless" (Reckless Life) e "Shadow of Your Love". O último show do Hollywood Rose aconteceu na virada do ano de 1984/1985. Após isso a banda dissolveu.

Assim, ao inicio de 1985, os ex-membros do Hollywood Rose, Axl e Izzy, se juntam a tres ex-membros de outra banda recem dissolvida: Tracii Guns (guitarra solo), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria) da banda L.A Guns. Com a junção dos membros e dos nomes das duas bandas, surge o Guns N' Roses. Essa formação porém se apresentou apenas uma única vez, em março de 1985. Após esse show, Ole Beich foi substituido por Duff McKagan.

Com essa formação, a banda fez mais alguns shows ate a metade de 1985, quando a banda sofreu novas alterações: Tracii Guns e Robbie Gardner saíram da banda. Duff convidou seus antigos parceiros, o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler para seus lugares. Nascia assim a formação mais conhecida da banda.
A estreia nos palcos da nova formação aconteceu em 1986, no conhecido Troubador em Hollywood, para cerca de 150 pessoas. Após isso, a banda seguiu para Seattle onde teve a sua turnê de estreia, conhecida por Hell Tour. Sobre esta turnê do Guns, pode-se afirmar que foi um fracasso, pois no caminho entre Los Angeles e Seattle, a van onde os gunners viajavam quebrou, nao retando alternativa a nao ser abandonar o veiculo e pedir carona. E esta carona, demaro mais de dois dias para chegar, atrasando seu primeiro compromisso em Seattle, causando, como consequencia, o cancelamento da turne inicial do Guns N' Roses pelos EUA, fazendo com que Axl e cia vendessem parte do equipamento para voltar para casa.

Em 1986, lançaram um EP independente. Foram lançadas apenas 10 mil cópias pelo selo independente, porem, apos a banda atingir a fama, a gravadora Geffen Records relançou o EP, e a banda o lançou tambem em conjunto com o disco G N'R Lies, disco que possui 4 faixas do EP e 4 faixas ineditas da banda.
Em 1987, com a Geffen na retaguarda da banda, o Guns começa a editar seu primeiro album. Nos primeiros meses de 1987, a banda passava por aquela época árdua rotina (sexo, drogas, e muito hard rock em suas veias). Axl inclusive gravou sons pornográficos para colocar na música "Rocket Queen". Hoje conhece-se que os gemidos nessa música provém do ápice de uma gravação real de uma tarde de sexo entre Axl e a namorada na época de Steven Adler.

No dia 21 de Julho de 1987, Appetite for Destruction foi lançado. Foi aclamado pela critica, mas o álbum e seu primeiro single, "Welcome to the Jungle", ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, até que David Geffen pediu para a MTV transmitir o videoclipe da música. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O segundo single "Sweet Child O' Mine", foi ainda mais bem sucedido, e quando o terceiro, "Paradise City", foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.
O Guns começou então a abrir shows para grandes bandas como o Iron Maiden, Rolling Stones, e Aerosmith, mas à medida que as vendas de Appetite crescim, partiram para um turne mundial. Na turnê o comportamento dos membros atraia a midia: Duff, Slash e Steven entravam no palco frequentemente sob efeito de drogas ou alcool, e o guitarrista muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows.

O lançamento seguinte foi G N' R Lies, em 1988. O álbum fez sucesso, chegando ao 2º lugar da Billboard, vendendo até hoje 7 milhoes de cópias nos EUA e outras 16 milhoes mundialmente, e teve dois hits: "Patience" e "Used to Love Her". Porém uma das músicas, "One in a Million", que mencionava "niggers" (negros) e "faggots" (bichas), causou plêmica, e Axl foi acusado de racismo e homofobia. Rose negou, dizendo que era fã de homossexuais como Freddie Mercury (Queen) e Elton John e, além disso, Slash era filho de uma negra. Há um pedido de desculpas pelos mal-entendidos que essa música pudesse causar no encarte do álbum.
O mau comportamento de alguns membros levou a gravadora a pedir imediatamente mudanças de comportamento. Os membros começaram a tratar-se dos seus vícios após Axl ameaçar sair da banda ou demitir membros se estes continuassem a abusar do álcool e das drogas.

Em 1990, a banda começou a gravação ed seu proximo album. Durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava com cocaina e heroina, com mais de 30 takes sendo necessarios. Em Julho daquele ano, Adler foi demitido e substituido por Matt Sorum dos  ingleses The Cult. O tecladista Dizzy Reed (que passava por dificuldades financeiras na época e foi colocado na banda por indicação de Axl) tambem se uniu à banda e o empresario foi trocado.
Em janeiro de 1991, a banda tocou para o maior publico que ate entao conseguiu reunir: 140 mil pessoas no dia 20 de janeiro e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio 2 realizado no estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram a estreia de Matt e Dizzy na banda, o Guns N' Roses já encabeçava uns dos maiores shows e festivais da época. Em maio do mesmo ano, teve inicio a turne mundial dos albuns Use Your Illusion , começando pela cidade americana de East Troy, Wisconsin, com a turne durando 26 meses, com 192 shows em 32 paises. A banda Skid Row abriu os shows.

Em 1991, depois de um grande periodo de gravação, finalmente em setembro, foram lançados os albuns duplos Use Your Illusion I e Use Your Illision II. Acompanhados de muitos singles, albuns comm videoclipes superproduzidos como "Don't cry", "Estranged" e "November Rain". Estes tres clipes formam uma trilogia, baseada no conto "Whithout You" de Del James, jornalista e amigo de Rose.
Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora tocando com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop e Lenny Kravitz. Mas longe de se formar uma estrela menor do cenario ele preferiu a quimica do Guns.
Em 7 de novembro de 1991, Izzy Stradlin saiu da banda, alegando que nao queria assistir aos seus amigos se auto-destruindo nas drogas. Axl e Slash elegeram o guitarrista Gilby Clarke (ex-Kill For Thrills) como seu substituto ( no entanto Izzy acabaria por voltar em alguns espetaculos apos Clarke sofrer um acidente de moto e quebrar o pulso ).

A banda continuou causando tumultos, como num show em St. Louis, Minnesota, em que Axl abandonou o palco apos brigar com um espectador com uma camera, que tirava fotos ajustando o flash diretamente para seus olhos. Acabou por gerar centenas de feridos e um processo de milhoes de dolares e alguns dias de cadeia para Axl Rose. Outro acontecimento em Montreal, em que a banda abandonou o palco apos apenas 9 musicas por problemas de audio, a atitude gerou revolta - carros quebrados e incendios. Axl tambem arrumou atritos generalizados com a imprensa musical dos EUA e Inglaterra, chegando a citar na musica "Get in the Ring" os nomes de vários jornalistas (e as revistas em que eles trabalhavam) com quem ele gostaria de acertar contas.

A turne Use Tour Illusion World Tour passou pelo Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São paulo e um no Rio de Janeiro, e terminou em Julho em Buenos Aires, Argentina. Foi o último show da banda com Slash, McKagan, Matt e Gilby.

2 comentários: